Momentos

sábado, 9 de maio de 2020

Mamadeira e bico (chupeta)

Olá!

Neste post, minha mamãe vai falar com vocês sobre como foi minha adaptação com o bico e a mamadeira.


A princípio, eu fui relutante em dar o bico para Helena. Li muitas coisas contra, falando que atrapalharia na amamentação, que os dentes ficariam tortos, que seria difícil para tirar depois, enfim... Contudo, Helena teve muitas cólicas, até os cinco meses. Eu a via chorar e se retorcer e não podia fazer nada por ela, pois o Luftal e o tal de Coli Kids (super caro) não adiantaram nada no caso dela. Cheguei a comprar até um remédio natural, para ver se ajudava, mas de nada adiantou.

Pensando em aliviar um pouco, ou pelo menos acalmar, foi que eu pedi meu marido para comprar o bico. Na primeira vez, me senti bem mal, como se eu fosse a pior mãe do mundo. De início, ela não gostou, não quis pegar o bico. Com o tempo, começou a usar só para dormir. O bico não atrapalhou na amamentação (ela mama até hoje e está com 1 ano e 4 meses). Ultimamente, percebo que ela gosta mais (ela fica querendo ficar com ele depois que acorda) e pode ficar difícil para eu conseguir tirar. Mas já penso em começar a fazer isso, no próximo mês. Vou tirando aos poucos, pois li que não é bom tirar de uma vez só. Se os dentes vão ficar tortos, só o futuro nos dirá, pois os dentes de leite estão nascendo certinhos... kkkk

       

A mamadeira foi introduzida de verdade no quinto mês, pois eu tive de voltar a trabalhar (para saber mais, leia o post sobre amamentação: https://diariodahelena1.blogspot.com/2020/05/dificuldades-na-amamentacao.html). Não foi difícil para ela aceitar. Comecei com o leite do peito, mas não tive leite suficiente para tirar com a bombinha. Então, passamos para o Aptamil (que ela não gostou) e até hoje estamos com o Nan. A mamadeira também não atrapalhou na amamentação, ela gosta mais de mamar no peito e, algumas vezes, até recusa a mamadeira para pegar o "mamazinho".

      
 
Não estou defendendo o uso da mamadeira e do bico, pois pesquisas mostram que eles podem comprometer a amamentação. Porém, não acho que as mães devem se cobrar demais e ficar se sentindo mal, caso precisem utilizar esses recursos. Cada um sabe de seu contexto de vida e cada criança se adapta de uma forma diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário